Nota fiscal de serviço padrão nacional para o MEI

O MEI que precisa emitir nota fiscal de serviços deve estar atento a como fazer corretamente e, pensando nisso, elaboramos esse passo a passo.

Primeiro acesso

 – Primeiramente você deve acessar o portal da nota fiscal de serviço nacional pelo link: https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional/Login;

– Ao acessar esse link o login pode ser feito por meio de certificado digital ou usuário e senha;

– Quem não tem cadastro no portal deve usar a opção “fazer primeiro acesso” para se cadastrar;

– Alguns dados serão pedidos como CNPJ, CPF do responsável, data de nascimento, recibos de IRPF, e-mail e senha;

– Feito o cadastro, você irá logar no portal do contribuinte e será direcionado à página principal do portal.

– Nessa página existe o ícone  ,  que permite ao contribuinte emitir suas notas fiscais de serviços.

Após emitidas, as notas fiscais podem ser compartilhadas com os tomadores e outros interessados. Com esse novo sistema, o MEI poderá emitir suas notas fiscais de serviços gratuitamente.

A emissão da NFSe Nacional é bem intuitiva, mas isso não dispensa os cuidados usuais como conferir todos os campos antes da emissão. O emitente deve conferir os dados do tomador, descrição do serviço, valor da nota entre outras informações.

Após gerar a nota, vá ao ícone de notas fiscais emitidas e ao lado da nota emitida faça o download pelo ícone, conforme abaixo:

A emissão de notas fiscais pode, para muitos, parecer algo burocrático demais, mas ela tem muitas vantagens. O prestador de serviços que emite notas fiscais tem muito mais facilidade de saber o valor do seu faturamento.

O MEI entra na obrigatoriedade da emissão da nota fiscal de serviço eletrônica nacional em abril de 2023.

A nova forma de emissão não causa mudança nas regras de obrigatoriedade de emissão de notas fiscais para o MEI. O que muda é que se deixará de ser usado os modelos próprios dos municípios e os MEIs passarão a usar um modelo único de emissão de nota de serviço em todo o país.

A emissão da nota fiscal pode ser feita pela interface web, API ou via celular, o sistema já é todo pré-parametrizado para diminuir a possibilidade de erros de emissão.

Fonte: Portal ContNews

× Precisa de ajuda?